terça-feira, 30 de junho de 2009

A crise do Populismo




Após a segunda guerra mundial o Brasil viveu um período democrático em que os presidentes foram eleitos com voto direto e secreto.




Os principais partidos eram:

PSD PTB e UDN

Observação: a UDN era radicalmente antigetulista.

Depois de Dutra, Getúlio Vargas voltou a residência, mas seu governo viveu uma grande crise, atacado por grandes empresários, militares, pela grande imprensa e pela UDN, Vargas se suicidou!

a assembléia constituinte contou com a participação até participação até do partido comunista do Brasil. Os membros da assembléia elaboraram então a constituição de 1946 considerado na época a mais liberal que o Brasil havia tido.

Durante a crise houve conflitos entre o entreguismo e os nacionalistas. Os entreguistas eram os nortes americanos, banqueiros, PTB e o PSB (Vargas).

Já os nacionalistas eram as indústrias brasileiras, o povo os estudantes, operários e a UDN (Carlos Lacerda).



O Petróleo é nosso


A UDN aceitava que empresas estrangeiras, como a Shell, a Esso e a Texaco, explorassem o petróleo do Brasil. Já os nacionalistas do Brasil inteiro organizaram a campanha "O Petróleo é nosso".
Vargas buscou apoio político dos nacionalistas. Por isso assinou o decreto que determinava o monopólio estatal do petróleo, ou seja, uma lei que estabelecia que apenas uma empresa, de propriedade do Estado, poderia extrair o petróleo do Brasil. Aprovada pelo Congresso Nacional, essa empresa foi criada em 1953. Era a Petrobrás.


O atentado da Toneleiros


Houve também o atentado dos Toneleiros, foi contra o inimigo mais conhecido de Vargas era o empresário político da UDN e também jornalista Carlos Lacerda. Lacerda atacava diretamente e violentamente o governo de Vargas.

Tudo começou quando chefe da guarda pessoal de Vargas (Gregório Fortunato) contratou um pistoleiro de aluguel para eliminar Lacerda. na noite programa para o crime ser executado o pistoleiro errou os tiros acertou uma bala no pé de Lacerda e outra bala matou o major da aeronáutica. .Rubem florentino. Pronto o escândalo estava armado!

Vargas “deixou uma carta-testamento que foi publicada no jornal “ultima hora” o povo leu a carta do “ pai dos pobres “ compreendeu a mensagem, chorou e ficou indignado.centenas de pessoas atacaram sedes da UDN e de jornais antigetulistas.o PSB e o PTB, os partidos getulistas uniram-se para apoiar a eleição do presidente JK.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário