quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Revoluação Mexicana


A Revolução Mexicana
A independência aconteceu nos primeiros anos do século XIX, mas ela não melhorou em nada a péssima veda que levavam os camponeses.

A modernização conservadora de Díaz

De 1876 até 1911, o México foi governado pelo ditador Porfírio Díaz. Porfírio iniciou um plano para modernizar a economia mexicana.Ele desejava desenvolver no país o capitalismo, a indústria, o predomínio das cidades, das máquinas, da ciência e do progresso. Díaz organizou uma reforma agrária ao contrario: o governo de força para que as comunidades indígenas perdessem suas terras para os grandes fazendeiros.O governo autorizou inúmeros investimentos de empresas norte-americanas no país.

O liberalismo burgês


O Estado mexicano era oligárquico , ou seja, só quem estava politicamente ligado ao presidente é que recebiam favores do governo. Pequenos comerciantes, intelectuais , fazendeiros e empresários que enriqueceram sem o apoio do governo,tal como a burguesia liberal mexicana sonhavam com o fim do Estado oligárquico.Queriam um tipo de Estado e de estrutura política semelhante ao que havia no EUA.


A revolução de 1911

No lugar de Porfírio Díaz,Franciso Madero assumiu o governo do México.Madero era um grande fazendeiro que já havia estudado no exterior. O movimento mexicano,que se iniciou como uma luta por ideais liberais ,acabou se transformando numa revolução social.Nos centros urbanos , o México foi tomado por greves operárias.Em regiões rurais os camponeses iniciaram uma luta por melhores condições de vida. Como representantes desses camponeses estavam Emiliano Zapata,um caudilho camponês do sul,e Pancho Vilha,analfabeto,filho de peões do norte.

O governo de Madero

Madero conquistou a população com promessas de reformas sociais imediatas e o compromisso de reorganizar a economia, visando diminuir a exclusão social.Entretanto,Madero não realizou mais do que algumas tímidas mudanças .Em 1913,Francisco Madero foi assassinado a mando de Victoriano Huerta,comandante do exército.A ditadura foi instalada novamente e o Presidente da EUA ,Woodrow Wilson não gostou nada,mandando então armas para o México. Os camponeses não aceitaram o novo governo e o tiravam do poder em 1914.Huerta renunciou em favor de um governo constitucional, liderado provisoriamente por Venustiano Carranza,apoiado pelos EUA.

Constituição de 1917

Feita por uma Assembléia Constituinte na qual predominavam os seguidores de Carranza,a Constituição na qual predominavam os seguidores de Carranza , a Constituição de 1917 era uma das mais avançadas da época.
Politicamente, ela seguia o liberalismo.Criou leis trabalhistas e adotou princípios nacionalistas . A Constituição estabeleceu os princípios da reforma agrária. Caranza também terminou assassinado por ordem do novo presidente, o general Obregón. O México construiu seu capitalismo ao lado de uma reforma agrária. Depois dos assassinatos dos líderes revolucionários -Emiliano Zapata em 1919 e Pancho Villa em 1923 o movimento enfraqueceu.O liberalismo , apoiado pelos grupos dirigentes terminou vitorioso.

E viva Zapata


Em 1994, novos levantes populares contra o governo, dessa vez tendo os indígenas como atores principais , explodiram em um dos estados mais pobres do México:Chiapas. Com um surpreendente nível de organização político-militar,os militantes do Exército Zapatista de Libertação Nacional(EZLN),liderados pelo sul comandante Marcos , invadiram o cenário político mexicano com a força de quem pretendia resgatar as frustrações da Revolução de 1910.







Fonte :
  • Livro: Nova História Crítica - 8ª série . Editora Nova Geração.
  • Livro: História em documento , imagem e texto - 8ª série Editora STD

_________________________________________________________________

Grupo: Jeanine Costa, Gustavo Silva, Leonardo Rocha, Bernardo Feliciano e Felipe Dias.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário