sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os anos 70




O Brasil nos anos 70
Em 1970, a seleção mundial de futebol ganhou o tricampeonato. A ditadura estava no seu auge: centenas de opositores do regime foram presos, submetidos a sessões de tortura e mortos.
Durante algum tempo, a economia brasileira conheceu o crescimento e a modernização. Mas a partir de 1973, a crise mundial atingiu o Brasil. A vida da classe trabalhadora foi ficando cada vez mais difícil por causa dos baixos salários. A ditadura estava com seus dias contados.

O Estado de bem-estar-social
Depois da Segunda Guerra, os partidos social-democratas da Europa Ocidental romperam totalmente com as idéias de Karl Max. Passaram a aceitar o capitalismo, mas com menores desigualdades sociais e com um Estado democrático assistindo os mais necessitados. Os governos SD adotavam idéias como a forte intervenção do Estado sobre a economia, preocupação com obras sociais, cobrar impostos dos ricos e utilizar o dinheiro para ajudar os pobres. O número de miseráveis reduziu bastante e as diferenças entre ricos e pobres diminuiu bastante.

Nixon: ascensão e queda
Richard Nixon foi presidente dos EUA e agradou aos norte-americanos por causa de sua política externa. Nixon assinou com Brejnev (dirigente soviético) alguns acordos de limitação de aramas nucleares. Era o inicio da chamada détente.
Mas a carreira do presidente chegou ao fim quando descobriram que Nixon estava utilizando agentes secretos para espionar o partido da oposição. De acordo com a Constituição, suficiente para o presidente perder seu cargo. Foi o chamado escândalo Watergate. Nixon renunciou e seu vice, Gerald Ford, assumiu.

Os anos Carter
Jimmy Carter pertencia ao Partido Democrata e foi presidente dos EUA de 1976 a 1980. Tinha propostas políticas consideradas liberais.
Dois fatos importantes abalaram o governo Carter. O primeiro foi a Revolução Iraquiana de 1978. Uma gigantesca revolta do povo do Irã levou à derrubada do governo do xá (rei) Reza Pahlevi, um fiel aliado dos EUA. Com o novo governante, as empresas petrolíferas americanas foram nacionalizadas.
O outro fato que abalou o governo Carter foi a Revolução Sandinista na Nicarágua . o novo governo nicaragüense tinha o apoio da URSS e de Cuba. Os americanos ficaram apavorados com a possibilidade de nascer ali uma nova Cuba e culparam Carter por isso.

O fim das ditaduras na Europa Ocidental
Os problemas econômicos, agravados pela crise, e a insatisfação do povo com a existência de ditaduras no meio de uma Europa Ocidental livre e democrática preparam a morte desses regimes.
Desde os anos 20, Portugal era governado pelo ditador Salazar, um governo muito parecido com o fascismo. Em 1968, Salazar passou o poder para Marcelo Caetano. O que esses ditadores conseguiram foi transformar Portugal no país economicamente mais atrasado da Europa Ocidental. Até que os jovens capitães do exercito, seguindo as idéias democráticas, deram inicio à revolta popular contra o regime salazarista.
Na Espanha, quem mandava era o general Franco (comandante fascista que venceu a Guerra Civil em 1939). Foi ditador até o ultimo de seus dias, mas preparou a transição política. Ela ocorreu após sua morte, quando foi coroado o rei Juan Carlos, que promoveu a gradual abertura política. A Espanha se tornou uma democracia parlamentar. Em 1982, os socialistas venceram as eleições e colocaram Felipe González como primeiro-ministro. Começava um período de modernização econômica e social.

A estagnação da URSS
No tempo de Stálin, a URSS tinha conhecido um desenvolvimento econômico espetacular. Durante o governo de Kruschev, o crescimento ainda era grande, embora não tão vigoroso. Mas o período de Brejnev ficou conhecido como os anos da estagnação. A economia soviética crescia cada vez menos. A tecnologia industrial também ficava cada vez mais atrasada. Muitas pessoas acreditavam que “a culpa de tudo” estava no regime socialista.




Latino-América das ditaduras
No Chile, o presidente socialista Salvador Allende tinha sido derrubado pelo exército, comandado pelo general Pinochet.
Em 1973, os militares uruguaios também deram um golpe e implantaram um regima ditatorial.
As ditaduras militares latino-americanas apresentaram importantes semelhanças, como por exemplo a repressão política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário